TOXINA BOTULINICA

A odontologia estética evolui de dentro para fora, progredindo à partir dos dentes, passando pela gengiva, lábios, até ampliar sua visão para todo o terço inferior do rosto, ou seja, a boca e suas regiões circundantes.
O uso da toxina botulínica na odontologia estética pode ser considerado uma espécie de grande rito de passagem desta jornada. Princípios como simetria, proporção e harmonia ganharam novos ares, e de nada adiantaria aplicá-los aos dentes, ignorando-os com relação aos lábios por exemplo.

Na prática, um caso do sorriso gengival por exemplo, pode ser que todo um trabalho de excelência nos dentes perca todo seu brilho por conta da assimetria labial, ou até o volume dos lábios pode prejudicar a beleza do sorriso em uma visão mais ampla. Em ambos casos, a toxina botulínica se tornou aquele acabamento que fez tanta falta para os dentistas mais exigentes com seus resultados, ou pelo menos, para os que adquiriram a visão ampla e sofisticada do sorriso jovem e belo, enxergando-o de uma ponta a outra da face.

Como funciona a toxina botulínica na odontologia estética?

A toxina age inibindo a contração dos músculos, isso se dá por conta da ação da substância em bloquear a liberação da acetilcolina, um neurotransmissor responsável por esta contração.

Áreas de atuação da toxina botulínica na odontologia terapêutica:

Sorriso assimétrico: Como o próprio nome já diz, um sorriso assimétrico é aquele onde a exposição dos dentes ao sorrir não é proporcional, ou seja, em uma linguagem mais direta, é quando um lábio abre mais de um lado que de outro, dando a sensação de “sorriso torto”. A toxina botulínica é uma boa solução para o problema, ao agir equilibrando esta exposição, através do relaxamento da musculatura de um dos lados, dando harmonia e uniformidade ao sorriso.

Volume dos lábios: Quando se fala em sorriso bonito, um dos princípios mais básicos é o do volume dos lábios. É regra na odontologia estética que o lábio superior deve ser maior que o inferior, quando ocorre o contrário, a aparência do sorriso é altamente prejudicada. Para aplicação deste princípio, a toxina botulínica se apresenta uma ótima opção neste sentido.

Altura do sorriso: A altura do sorriso não se resume apenas ao sorriso gengival, quando a altura é desproporcional no lábio superior. Este mesmo fenômeno pode ocorrer ao contrário, fazendo o efeito contrário. Mais uma vez, a toxina botulínica pode devolver a harmonia do sorriso.

Suavização do rosto em mulheres: Diretamente ligada ao tratamento da Disfunção da ATM, esta aplicação estética é consequência do relaxamento do músculo masseter, na altura das bochechas. O que acontece é que ao manter-se relaxado, este músculo não deixa o rosto marcado por sua contração, o que é muito interessante para as mulheres, pois suaviza o rosto. Já para os homens, que buscam uma aparência mais viril, suavizar o rosto traria o efeito contrário, mas antes que se pense que a toxina botulínica deixa a aparência do rosto dos homens mais feminina, é importante alertar que é possível tratar a Disfunção da ATM com toxina botulínica, sem que haja este efeito colateral indesejável para os homens.

Atenuação de rugas do rosto: Entre todas as possíveis aplicações da toxina botulínica, deixamos por último a mais conhecida: o combate as rugas. Os benefícios desta substância para o rejuvenescimento facial já são bem conhecidos, mas é importante lembrar quais são os tipos de rugas que podem ser atenuadas com a toxina botulínica: as rugas dinâmicas.

Rugas entre as sobrancelhas: Estas rugas surgem com a contração dos músculos ligados à pele, e a sua tensão constante vai provocando o enrugamento da região. E por serem resultantes desta tensão muscular, as rugas dinâmicas são tratadas com a toxina botulínica, que age no controle deste tensionamento, evitando que o acúmulo de pele por cima dos músculos formem as rugas. Ru

Por que escolher um dentista para um tratamento de Rejuvenescimento Facial?

Certamente, este questionamento é praticamente unânime entre as pessoas que descobrem que o cirurgião dentista é habilitado para o tratamento com toxina botulínica e preenchimento facial. De que adiantaria você ter um rosto rejuvenescido, se nos momentos de alegria e felicidade você não pode sorrir a vontade? Portanto, se você quer um rosto jovem, e um sorriso rejuvenescedor, estamos diante do maior motivo para escolher um dentista para seu tratamento de rejuvenescimento facial!